O Movimento
Somos movidos por nossos afetos. Afetos estão em todas as partes. A partir deles nos posicionamos no mundo e escrevemos nossas histórias.
Diferentes abordagens reconhecem a importância dos afetos para o desenvolvimento do ser humano. Vínculos afetivos são constituídos no início de nossas vidas e estarão presentes ao longo de toda ela influenciando nossas formas de interação com o mundo. Contudo ao longo do tempo os afetos foram desprivilegiados em prol da razão. Embora, na atualidade, os avanços das neurociências comprovem a importância dos afetos em diferentes processos cognitivos e a unidade mente e corpo, já propagada por outras áreas de conhecimento, os afetos têm sido pouco privilegiados nas práticas de saúde individual e coletiva.
O Afeto que Habita em Nós é um movimento criado pelas psicólogas Mônica Gouveia e Marisa Mendes com o objetivo de demonstrar a força do afeto em nossas vidas, o poder da interação e os impactos positivos dos bons encontros para promoção da saúde e cuidados com o meio ambiente.
Em 2018, realizamos nosso primeiro evento, nos dias 01 e 02 de setembro, na cidade de Búzios no Rio de Janeiro, onde os inscritos puderam participar de palestras sobre afetividade com as idealizadoras do evento e com o psicólogo convidado Marco Aurélio Mendes, do lançamento do livro “A Revolução dos Afetos” de autoria das duas psicólogas; e da “Clínica do Bom Encontro”, atividades para a promoção da saúde, abertas aos e seus convidados, que puderam estar em oficinas de Yoga, Conscientização Corporal, Canoagem, e Ciranda de Roda.
Acreditamos que a alegria produzida pelo lúdico e pelos bons encontros é capaz de contribuir para a saúde, o bem estar, a auto eficácia e a qualidade de vida individual e coletiva. Pensando nisso, voltamos a nos reunir e em 2019 realizamos o evento “O Afeto que Habita em Nós 2019 - Os bons encontros que produzem alegria” que mais uma vez aconteceu na cidade de Búzios no Rio de Janeiro no dia 14 de setembro.
Esse ano, o evento reuniu as criadoras do projeto, Mônica Gouveia e Marisa Mendes, com profissionais de outras áreas para mais um bom encontro com palestras, rodas de conversas,a “Clínica do Bom Encontro”, já citada acima, que dessa vez trouxe práticas de Stand Up Paddle, Canoa Havaina, Yoga e Jogos de Roda para o público presente, o público presente, além de ampliarmos nossa atuação, ao nos envolvermos um pouco mais com as questões ambientais, realizando uma atividade de limpeza de praia e da parceria com a Associação Mar Sem Lixo que nos trouxe a ambientalista Gisele Leitieri para falar sobre a importância do cuidado com os oceanos.
Tudo isso para produzir cada vez mais alegria, ampliar nossas percepções sobre a presença dos afetos em nossas vidas, e principalmente a relevância dos afetos alegres e suas implicações em nossas responsabilidades individuais e sociais.